Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Caruaru sediará primeira reunião do Fórum dos Dirigentes de Cultura de Pernambuco

Caruaru sediará primeira reunião do Fórum dos Dirigentes de Cultura de Pernambuco

Caruaru vai sediar, no dia 6 de março, a primeira reunião de ativação do Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura de Pernambuco. Com o objetivo de fortalecer as instâncias de participação, articulação, pactuação e deliberação das políticas estaduais de cultura, o Fórum vai reunir mais de 50 gestores municipais de cultura do estado, além de contar com as presenças da prefeita Raquel Lyra; da coordenadora do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Teresa Cristina Azevedo; e da secretária executiva de Cultura do estado, Silvana Meireles.

A reunião será realizada no Armazém da Criatividade, das 9h30 às 17h30. A partir das 8h30, será feito o credenciamento dos participantes. A programação se inicia com as boas-vindas da prefeita Raquel Lyra e segue, às 10h, com a palestra “Papel dos municípios no Sistema Nacional de Cultura”, ministrada pela representante do MinC, Tereza Cristina. Às 11h, a secretária executiva de Cultura do estado, Silvana Meireles, dialoga com os participantes sobre “Histórico e papel dos fóruns de dirigentes de Cultura”. Às 13h30, serão realizados debates dos grupos de trabalho e, às 15h30, será realizada a plenária geral para deliberação e aprovação da Carta de Caruaru.

Nos grupos de trabalho, os assuntos discutidos estarão divididos em três pilares: estado, financiamento e gestão. Dentre os temas abordados, estão regionalização dos editais do Funcultura, instalação de um escritório avançado compartilhado entre Fundarpe e Empetur no sertão pernambucano, implantação dos Fundos Municipais de Cultura, alinhamento entre políticas públicas de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Coordenado pelo vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Leonardo Salazar, o fórum visa, também, ampliar o intercâmbio cultural entre os municípios. “Nós, dirigentes municipais, poderemos discutir ferramentas e mecanismos de articulação estratégica entre os municípios e entre as microrregiões do Estado, fortalecendo as políticas culturais como um todo”, explica.

Abaixo, segue o cronograma das atividades:

8h30 – Recepção e credenciamento dos participantes

9h30 – Boas-vindas com a presença da prefeita Raquel Lyra e abertura dos trabalhos com Leonardo Salazar (Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru)

10h – Palestra “Papel dos municípios no Sistema Nacional de Cultura” com Teresa Cristina Azevêdo (coordenadora do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura)

11h – Palestra “Histórico e papel dos fóruns de dirigentes de Cultura” com Silvana Meireles (Secretaria de Cultura de Pernambuco)

12h – Almoço livre

13h30 – Debates entre os participantes nos respectivos Grupos de Trabalho

15h30 – Plenária geral para deliberação e aprovação da Carta de Caruaru

17h30 – Encerramento dos trabalhos e foto oficial da primeira reunião


Serviço:

Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura de Pernambuco

Quando: 06 de março de 2018 (terça-feira)

Local: Armazém da Criatividade (Polo Caruaru) - BR 104, Km 62, S/N, Caruaru-PE

Horário: Das 9h30 às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário