Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Recife é a capital nordestina com melhor IDH
 
A cidade é chamada de Veneza Pernambucana.
(Reprodução: Internet)

No ranking divulgado pelo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), Recife aparece como a melhor capital nordestina quando o assunto é qualidade de vida. Nos dados, a capital pernambucana, com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, apresenta IDHM de 0,772. A região metropolitana de Maceió ficou na última posição entre 20 regiões analisadas. A lista continua liderada pela Grande São Paulo, mas agora tem Campinas na segunda posição, empatada com o Distrito Federal.

Para o ranking, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). Nos últimos dois levantamentos — em 1991 e em 2000 —, o Recife tinha o índice de 0,576 e 0,660, respectivamente. 

A pesquisa é realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro. Segundo os dados, o que justifica o crescimento da capital é a expectativa de vida na capital, com um índice de 0,825, seguida da renda (0,798) e educação (0,698). A capital de Sergipe, Aracaju, vem logo atrás, com 0,770. 

A Região Metropolitana do Recife, na mesma pesquisa, aparece na décima quinta colocação do ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das metrópoles do país. A RMR ficou atrás, por exemplo, de outras capitais do Nordeste, como São Luiz (MA) e Salvador (BA). No Brasil, ocupa a 15ª colocação geral. A atualização ontem incluiu Maceió (AL), Baixada Santista (SP), Campinas (SP) e Vale do Paraíba/Litoral Norte (SP). 


Entre os bairros do Recife, aparecem com maiores índices de desenvolvimento Espinheiro, Jaqueira, Tamarineira e Casa Amarela, todos com 0,955, seguidos de Graças e Aflitos (0,952) e a orla de Boa Viagem (0,951). Na base do índice, estão a área rural de Ipojuca (0,523) e Jussaral, no Cabo (0,559).

Nenhum comentário:

Postar um comentário