Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 5 de julho de 2015

Alimentação diária é o caminho para combater o estresse

 
Os alimentos verdes escuros ajudam muito no combate a doença.
(Reprodução: Internet)

Questões familiares, pressão no trabalho, contas para pagar, desentendimentos amorosos. Esses são alguns dos incontáveis fatores diários que - sozinhos ou combinados - contribuem para que a gente caia em um dos males mais recorrentes da rotina contemporânea: o estresse. Pessoas estressadas sentem dor de cabeça, coceira, queda de cabelo, fadiga, irritação, agressividade, ganho de peso e depressão, por exemplo. O problema se manifesta de diferentes formas em cada indivíduo, mas o causador de tanto desconforto é, basicamente, o mesmo em todo mundo. Conhecido como hormônio do estresse, o cortisol é um dos vilões do bem-estar corporal quando está elevado, explica a nutricionista Daiane Silva. Ela ensina, contudo, que alguns alimentos ajudam a combater o desequilíbrio hormonal e a melhorar o funcionamento do organismo.

A primeira dica da profissional para combater o estresse é ingerir alimentos ricos em triptofano, um aminoácido essencial que o corpo humano não é capaz de produzir. Ele é um dos componentes utilizados pelo cérebro na produção da serotonina, um neurotransmissor responsável por controlar, entre outras coisas, o nosso humor. Segundo Daiane, banana, ovos e derivados do leite são excelentes fontes da substância, que auxilia o organismo a combater a depressão. É preciso, ainda, estar atento às quantidades de ácido fólico no corpo porque, quando está baixo, influencia as funções cerebrais, causando cansaço e tristeza. Para manter as taxas no lugar, inclua na dieta vegetais escuros como brócolis, couve e espinafre, que contêm folato na composição.

Daiane também chama a atenção para a ingestão de alimentos com zinco e selênio, poderosos antioxidantes que previnem o organismo da ação dos radicais livres, que surgem no corpo quanto estamos sob ação do estresse. Peixes, frutos do mar e oleaginosas cumprem bem a função. O açúcar ajuda no combate ao estresse, de acordo com a nutricionista, mas não é o ideal. "Ele dá um pico energético e isso melhora nossa disposição, mas momentaneamente, pois é absorvido muito rapidamente", alerta. E completa: "prefira comer cereais integrais, que são assimilados de maneira contínua e lenta, causando sensação de bem-estar por mais tempo". Além de se manter o cardápio saudável, mastigar bem as refeições, sem correria, também contribui para aplacar o estresse, avalia Daiane. "Eu sei que é difícil, mas guardar um momento tranquilo para o alimento é importante para a digestão e absorção de todos os nutrientes".

Alerta - Pálpebras trêmulas, pele pouco viçosa, insônia, mau humor, baixa libido, dor de estômago, dor de barriga, corpo travado, mãos geladas, impaciência, problemas de concentração, ansiedade, tontura, prisão de ventre, doenças constantes e cansaço excessivo são alguns sintomas de estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário