Com a maior taxa de detecção do Nordeste, Pernambuco tem o nono maior índice composto de casos de HIV no País, indicador que considera, além da descoberta da doença, a mortalidade e a transmissão de mãe para filho. A Região Metropolitana concentra 62% das notificações, sendo 31% no Recife.
Iniciativas pioneiras no país, como a fabricação de remédios antirretrovirais genéricos e sua oferta gratuita no serviço público são grandes conquistas para o controle da doença, mas ainda é necessário avançar no acesso à prevenção, testagem e serviços de atendimento e tratamento para reverter o número elevado de casos.
Conforme o boletim epidemiológico 2014 do Ministério da Saúde, há aproximadamente 734 mil pessoas vivendo com HIV/ Aids no Brasil. Desde o início da epidemia, em 1980, até dezembro de 2013, foram identificadas 278.306 mortes tendo como causa básica a doença. Entre os homens, nos últimos dez anos houve um crescimento de 53,2% na detecção na faixa de 15 a 19 anos. Entre as mulheres, o aumento foi de 40,4% entre aquelas com mais de 60.
Conforme o boletim do Programa Estadual DST/Aids, atualizado até março de 2015, 107 dos 185 municípios pernambucanos apresentam casos notificados.
Fonte: Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário