Na posição da fotografia, é visto o continete africano do lado direito, ao centro o oceano Atlântico, e a esquerda uma parte do Brasil.
A Nasa divulgou, nesta segunda-feira (20/12), uma imagem inédita da Terra feita pela câmera do satélite DSCOVR (Deep Space Climate Observatory, ou Observatório Climático do Espaço Profundo).
O satélite foi lançado em fevereiro e recentemente atingiu sua órbita planejada, a cerca de 1,6 milhão de km da Terra. Veja a imagem ampliada no site da Nasa.
A câmera do satélite, chamada 'Epic' (Earth Polychromatic Imaging Camera, ou Câmera de Imagem Policromática da Terra), permite a obtenção de imagens com diferentes filtros para chegar a uma variedade maior de informações científicas. A coloração da imagem divulgada esta semana é resultado da combinação de três diferentes imagens.
"Esta primeira imagem feita pelo DSCOVR de nosso planeta demonstra os benefícios únicos e importantes da observação da Terra a partir do espaço", disse Chalie Bolden, administrador da Nasa. "Como um ex-astronauta que teve o privilégio de ver a Terra do espaço, quero que todos consigam ver e apreciar nosso planeta como um sistema integrado e interativo."
Para ele, as observações da Terra feita pelo satélite ajudarão as pessoas a monitorarem as mudanças do planeta e entender como ele interage com o Sistema Solar.
A imagem motivou até uma manifestação do presidente americano Barack Obama. "Um bonito lembrete de que precisamos proteger o único planeta que temos", publicou Obama em seu perfil do Twitter.
Aproveitamos a oportunidade para mostrar também uma foto da Lua, feita pela Nasa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário