Lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarréia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.
Segundo o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, vírus e bactérias são facilmente transportados pelas mãos das pessoas.
"Em geral as mãos, são a parte do corpo que mais tem contato entre uma pessoa e outra. E as pessoas em geral usam as mãos para diversas coisas. Passam a mão no corpo, muitas vezes sem perceber, assim como tocam diversos objetos e todas essas coisas podem ser fontes de microorganismos, que causam doenças. Sua transmissão pode ser muito reduzida se as pessoas lavarem as mãos adequadamente.
Ainda segundo Cláudio, a maneira correta de se fazer a higiene das mãos é usando água limpa e sabonete. É preciso lavar integralmente toda a superfície da mão, iniciando pelas palmas da mãos, preocupando-se com as pontas dos dedos e com o espaço entre eles.
A lavagem das mãos deve ser feita não somente antes das refeições e antes e depois de ir ao banheiro, mas também depois de tocar em objetos fora de casa, antes de tocar em bebês, depois de ter contato com pessoas doentes e sempre que a pessoa achar necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário