Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Líquidos para aguentar o tranco do Carnaval



Na empolgação do sobe e desce das ladeiras de Olinda ou no cortejo dos blocos líricos no Recife Antigo, é difícil lembrar que o corpo precisa estar hidratado e alimentado para aguentar os dias de folia momesca debaixo de sol e chuva. Mas, junto com o nosso desejo de bom Carnaval aos leitores, reservamos também umas orientações para cuidar minimamente da saúde neste período. Sobretudo no que diz respeito à ingestão de líquidos.
Procuramos a fundadora da empresa Prodieta, a nutricionista Sylvia Lobo, para recomendar o que se pode fazer para evitar quadros de desidratação e se manter alimentado entre um dia e outro à base de frevo. Ela começa enfatizando que a água mineral (se comprada na rua, deve estar lacrada) deve ganhar reforço: em vez dos diários dois litros por dia para um adulto, três e meio para dar conta da hidratação que é mais exigida em altas temperaturas. "Como as pessoas pulam e suam muito, o organismo fica desregulado, causando desidratação e cãibras musculares”, relata Sylvia.
    Além da água, sucos naturais devem entrar na rotina do folião. Cumpre a função de hidratar, porque levam água ou água de coco, ainda repõem nutrientes, fornecem energia e liberam radicais livres. Os preparados com água de coco, que é considerada um isotônico natural rico em sais minerais, também alimentam mais. “Pode-se misturar a água de coco com suco de laranja e limão, que tem muita vitamina C, ou com suco de couve-folha, pois contém ferro”, sugere a especialista. As recomendações valem tanto para os adultos quanto para os foliões mirins.
    Sucos hidratam, alimentam e desintoxicam o corpo

    Cuidados no Carnaval
     
    - Não saia em jejum para a folia: a falta de alimentação pode provocar hipoglicemia (queda brusca da taxa de glicose)


    - O folião deve evitar comer em locais abertos, já que os alimentos têm procedência desconhecida, logo o risco de provocarem intoxicações alimentares é alta
    - A refeição ideal deve ser leve composta por vitaminas, carboidratos e proteínas, com ingredientes como frutas, inhame, queijo e sanduíches naturais (sem maionese)
    - Mas se o exagero fez parte da festa, com direito a muitos alcoólicos, a dica é, no dia seguinte, botar em prática a lei da compensação: priorize líquidos e evite sal, gordura e massas em geral

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário