Na noite da última sexta-feira (30) e madrugada deste sábado (1) a chuva voltou a trazer água para o reservatório do Prata, principal manancial em atividade no Agreste de Pernambuco. De acordo com o gerente Regional da Compesa, Mário Heitor, a barragem que fica em Bonito, chegou a 89% da capacidade total, que é de 42 milhões de m³.
Mesmo com o volume registrado na noite de sexta-feira (30) e madrugada de sábado, no Agreste, o reservatório de Jucazinho, que fica em Surubim, não registra volume e segue em colapso.
Enchente
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de enchente nas cidades de São Benedito do Sul e Quipapá, na Mata Sul. De acordo com a nota enviada à imprensa, o volume do Rio Pirangi subiu nas últimas 24h, mas tudo está sob controle.
Em Palmares, a Defesa Civil dividiu três equipes, visitando as cidades de Belém de Maria, Maraial, Jaqueira, Catende e o Distrito de Serro Azul. Segundo o órgão, não houve nestes locais nenhum transbordamento, mas foi verificado o aumento do nível dos rios, em especial do Panelas que corta Belém de Maria. Nenhuma família ficou desalojada ou desabrigada.
Chuvas
A maior chuva foi registada na cidade de Escada , na Mata Sul, com 81,03 mm. Em Palmares, choveu 22,4 mm, Catende 49,1mm, em ambas cidades, a chuva foi considerada moderada. Em Barreiros, choveu 19,7 mm, Garanhuns 6,8 mm, Serra Talhada 5,2mm, todas consideradas fracas.
Em Caruaru, a Apac tem seis estações que medem o nível das chuvas. No Distrito de Terra Vermelha, na zona rural, choveu 53,5, chuva considerada forte. No centro da cidade, a chuva atingiu 32,2 mm, no Bairro Cidade Jardim chegou a 28,4. O total de chuva na cidade, ou seja, a soma de todo os fluviômetros, foi de 169,2mm, ocasionando a média de 28,2mm.
Previsão
Segundo a Apac, a previsão para as próximas 12h é de chuva fraca e moderada no Agreste, fraca no Sertão e moderada e forte na Zona da Mata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário