(Reprodução: Internet)
Municípios pernambucanos recebem, nesta segunda-feira (12), um certificado do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) por avanços na saúde, educação e participação social em direção à redução das desigualdades que atingem crianças e adolescentes. Ao todo, 35 cidades do estado são contempladas com o selo Unicef Município Aprovado na Edição 2013 – 2016.
A solenidade ocorre no teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife. O evento faz parte do encerramento desta edição da premiação no Semiárido, que acontece até segunda-feira (19), em 10 estados.
No Semiárido, foram 1.502 municípios convidados em 2013. Desse total, 1.134 se inscreveram e 658 seguiram na iniciativa até 2016. As 308 cidades certificadas integram o grupo dos que mais se destacaram, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia criada pelo Fundo das Nações Unidas.
De acordo com o Unicef, 35 municípios fortaleceram as políticas públicas orientadas à infância e à adolescência e deram especial atenção a ações integradas entre as áreas de saúde, educação, proteção e assistência social das gestões municipais e estaduais para se alcançar resultados.
Selo
O Selo é uma metodologia do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular os municípios a implementar políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A metodologia desta edição inclui várias ações. Entre elas, estão as estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar). Eles envolvem sete direitos: de sobreviver e se desenvolver; de aprender; de proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; de crescer sem violência; de ser adolescente; de ser prioridade nas políticas públicas; e de brincar, praticar esportes e se divertir.
O UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.
Confira os municípios contemplados:
Águas Belas, Arcoverde, Bezerros, Bonito, Brejinho, Cabrobó, Caruaru, Casinhas, Cedro, Flores, Ibimirim, Itacuruba, Itambé, João Alfredo, Lagoa Grande, Limoeiro, Orobó, Panelas, Petrolândia, Petrolina, Poção, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Caitano, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Surubim, Tacaimbó, Tacaratu, Tuparetama e Venturos.
Fonte: g1.globo.com/pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário