Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Pernambuco faz campanha de vacinação contra sarampo



A partir de sábado (27), a Secretaria de Saúde de Pernambuco vai intensificar a vacinação contra o sarampo em crianças de seis meses a quatro anos de idade. O objetivo é evitar que mais gente fique doente na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata, uma vez que foram confirmados 62 casos da doença do início deste ano até o mês de junho, em 14 cidades.
A campanha será lançada nas cidades do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Camaragibe, Jaboatão, Cabo, Ipojuca, Moreno, São Lourenço, Itamaracá, Itapissuma, Araçoiaba, Goiana, Condado, Carpina, Glória do Goitá, Chã de Alegria, Paudalho, Vitória de Santo Antão, Primavera, Chã Grande e Pombos.
Quem for de municípios vizinhos também pode comparecer ao posto de saúde, de acordo com a diretora de Controle de Doenças e Agravos de Pernambuco, Roselene Hans. "Vá ao posto de saúde com o cartão de vacinação para verificar se é preciso tomar a vacina. Ela é feita em duas doses", explicou a diretora. Normalmente, a criança toma a vacina com 12 e 15 meses de idade. Durante a campanha, todas as crianças com menos de um ano que forem aos postos vão tomar a vacina. Acima dessa idade, os profissionais vão verificar a necessidade da primeira ou da segunda dose.

Desde o ano 2000 não eram registrados casos de sarampo no Recife, segundo a coordenadora do programa de Imunização, Elizabeth Azoubel. Ela explica há uma possibilidade de que o vírus que está em circulação não seja brasileiro. "Provavelmente veio de fora do país. Esse vírus normalmente circula em países como Canadá, Estados Unidos, China e Inglaterra", detalhou a profissional.
Entre os principais sintomas do sarampo estão manchas avermelhadas pelo corpo, febre, tosse, coriza e conjuntivite. Quem não tiver cartão de vacinação será vacinado normalmente para garantir a imunização.
Vacina para Hepatite B até 49 anos


A faixa de idade para a vacinação contra Hepatite B foi ampliada para 49 anos de idade, atingindo 150 milhões de brasileiros - 75% da população. Antes, o público alvo eram pessoas com no máximo 29 anos de idade. "A vacina começou a ser produzida no Brasil, então pudemos ampliar a produção. Além disso, há muitos casos de pessoas com hepatite entre os 30 e 49 anos, então é muito importante que eles procurem os postos", disse Roselene.

A doença é trasmitida por material biológico como sangue, equipamentos de tatuagem, manicure e pedicure contaminados e coleta de lixo. A imunização é realizada em três doses. "Toma-se a primeira dose, a segunda dose vem um mês depois e, depois de seis meses, a terceira", explicou Azoubel. "A proteção só está garantida quando se está na terceira dose".

Nenhum comentário:

Postar um comentário