Propaganda de O Boticário gera processo no Conar
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) informou na tarde desta última terça (02) que abriu um processo para avaliar as denúncias recebidas sobre a propaganda “Casais” veiculada pela empresa O Boticário para o Dia dos Namorados.O Conar recebeu cerca de 30 reclamações de consumidores, o que provocou a abertura do processo. Com a repercussão do caso, o número de queixas chegou a cerca de 300. A campanha mostra casais homossexuais e heterossexuais trocando presentes no Dia dos Namorados. De acordo com o Conar, a maioria dos consumidores acha que a campanha desrespeita a família.
O processo aberto será encaminhado a um relator, que vai estudar tanto as alegações dos consumidores como as da defesa. Depois, o material segue para um conselho de ética para ser julgado. A decisão deve sair em meados de julho. Segundo o Conar, até lá, a propaganda pode continuar a ser veiculada. A defesa tem 10 dias corridos, após a data de notificação, para enviar suas argumentações. Mesmo sem a manifestação da empresa ou da agência responsável pela campanha, o processo segue sua tramitação.
Em nota, a empresa informou que ainda não recebeu a notificação do Conar, referente ao processo sobre a campanha. O texto diz: "O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha “Casais”, que estreou na TV aberta no dia 24 de maio, é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor - independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual”. A empresa diz ainda que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista".
Nesta terça-feira, O Boticário lançou em seu perfil no facebook uma pesquisa para avaliação da campanha. Na página, internautas deixaram mensagens de apoio. “Está de Parabéns!!!! Viva o amor sempre!!!!”, disse uma das pessoas. “Achei o máximo, quem dera outras marcas fizessem o mesmo”, escreveu outro internauta.
Posicionamentos contrários também foram registrados. “O Boticário fez uma grave e severa afronta à família e aos valores da sociedade brasileira” alegou um internauta que disse também que a intenção da campanha era gerar exposição da marca.
Outras redes também registraram diferentes opiniões. No youtube, o vídeo da campanha registrava até o fechamento desta matéria, mais de 300 mil likes e cerca de 173 mil dislikes.
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