Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

domingo, 5 de outubro de 2014

Em Pernambuco, eleitor é preso por tirar selfie na cabine de votação

Terceiro boletim foi divulgado pelo diretor geral do TRE-PE, Robson Rodrigues / Foto: Malu Silveira / NE10
Terceiro boletim foi divulgado pelo diretor geral do TRE-PE, Robson Rodrigues
Um eleitor foi preso no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, por tirar uma "selfie" - espécie de autorretrato - na cabine de votação, o que configura violação do sigilo do voto. Além deste caso, o TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) registrou mais três prisões: um eleitor foi preso por compra de votos em Pesqueira, também no Agreste, e outros dois foram detidos em flagrante por portar arma de fogo dentro da seção, em Moreno, no Grande Recife. Ainda segundo o terceiro balanço das eleições 2014 em Pernambuco, das quase 19 mil urnas espalhadas pelo Estado, 295 delas apresentaram problemas simples e 167 - entre tradicionais e biométricas - precisaram ser trocadas.
Até o momento, foram lavrados 59 TCOs (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Segundo Robson Rodrigues, diretor geral do TRE-PE, o número de urnas trocadas está dentro do esperado. "Essas 167 urnas trocadas representam 0,8% do total. Isso significa que nossa eleição está mais do que na normalidade. Esses números não são surpresa para o TRE", afirmou durante coletiva. Ainda de acordo com Rodrigues, todos os casos de TCOs foram com eleitores. 
No segundo boletim do dia, divulgado no final da manhã na sede do órgão, no bairro do Derby, área central do Recife, o TRE havia informado que um candidato havia sido detido por divulgação de propaganda. O candidato em questão é Antônio Resende, que concorre a vaga de deputado estadual pelo Partido Progressista (PP). Foi apurado pelo TRE que Resende levava a família para o local de votação, no Cabo de Santo Agostinho. Depois de prestar esclarecimentos, o candidato foi liberado. O veículo que o transportava ficou retido por problemas na documentação. 
Questionado sobre a situação da eleitora Sandra Branco, que foi impedida de votar no final da manhã por descobrir que já haviam votado por ela, o TRE-PE afirmou que o caso será averiguado. "Este com certeza não foi um problema de biometria. Em um universo de 85 mil mesários, pode ter ocorrido algum equívoco no processo manual. O TRE vai averiguar e a eleitora não vai ser prejudicada", ressaltou Rodrigues. 
Os relatos de grandes filas nas seções por problemas na execução da biometria também foi abordado neste terceiro balanço. "Nós temos 85 mil mesários e treinamos todos eles. Mas isso não significa que todos vão ter a mesma performance. Já identificamos os problemas e comparecemos pontualmente para resolver o problema", afirmou o diretor-geral do TRE-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário