Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Alerta: Barragem de Jucazinho está com apenas 19% da capacidade
barragem-de-jucazinho

As chuvas dos últimos dias não foram suficientes para mudar a realidade dos reservatórios utilizados para abastecer Caruaru e cidades vizinhas. De acordo com a Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima), na quarta-feira (9) a barragem do Jucazinho, em Surubim, acumulava pouco mais de 64 milhões de m³ de água, o que corresponde a apenas 19% da capacidade total de armazenamento (327 milhões de m³).
No reservatório situado a poucos minutos do centro de Surubim, é possível observar as marcas deixadas pela água nas laterais da cadeia de montanhas que o cercam, bem como que o volume armazenado tem diminuído nos últimos dias (a terra molhada nas margens denuncia que há poucos dias a água estava centímetros acima).
“Jucazinho é realmente o nosso ‘problema’. É o terceiro ano que a barragem não acumula água de forma considerável. E isso só não está tão nítido nas imagens que são feitas de lá porque trata-se de um reservatório grande. Tem-se a falsa impressão de que a situação é confortável”, analisa o gerente regional da Compesa, João Raphael.
João Raphael explica que, para reverter a atual situação, é preciso que, nos próximos meses, chova acima da média histórica. “Caso contrário, há, sim, chances de termos que racionar a distribuição de água, pensando em evitar um colapso”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário