'Todo ano terminado em 4, chove igual ou superior à média', diz agrônomo
Fábio César, do IPA, diz que não há comprovação, mas é fato !
Agricultores já estão esperançosos em relação às chuvas e fazem planos.
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Caruaru, no Agreste, tem medido a milimetragem das chuvas desde a década de 1960. Com base nestes dados, o agrônomo Fábio César diz que, em “todo ano terminado em 4, chove igual ou superior à média histórica. Não existe comprovação científica, mas é um fato”.
Na crença destes melhores dias e chuvas, agricultores do município estão aprontando reservatórios, em mutirão. “Estou com esperança que agora, em 2014, chova muito para a cisterna encher. E depois que encher, a pessoa ficar sossegada, para nós darmos para os animais, para aguar os pés de fruta”, diz Romeu Cardoso, do Sítio Japecanga, que construiu com amigos um reservatório capaz de armazenar 52 mil litros.
Porém, a motivação para a obra não vem somente da crença ou do desejo. Nos meses de outubro e novembro, choveu acima do esperado na região. As médias podem ser acompanhadas no site do IPA.
O agricultor Manoel Justino do Nascimento já tem boas expectativas. "Espero eu plantar meu milho e lucrar meus 20 sacos de milho; feijão, lucrar uns dez ou 12. Mandioca também e macaxeira. Espero e, se Deus quiser, vai dar tudo certo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário