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quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

IPI de carro popular subirá para 3% em janeiro



O governo decidiu elevar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros a partir de 1º de janeiro do ano que vem. A elevação será gradual e deve ter impacto no preço dos veículos.

Segundo apurou a Folha, o IPI dos carros 1.0 com tecnologia flex (álcool ou gasolina) vai subir de 2% para 3% no início do ano e permanece nesse patamar até 30 de junho de 2014. A partir daí, sobe para 7% –patamar que vigorava antes dos estímulos fiscais concedidos pelo governo.

Para os carros 1.6 com tecnologia flex, o IPI vai subir de 7% para 9%. A partir de julho de 2014, a alíquota vai a 11%. Não há mudança para os carros flex 2.0, que permanecem com IPI de 18%. Os carros com tecnologia flex, que rodam com álcool ou gasolina, representam a maior parte da frota do país.

A decisão será detalhada em coletiva de imprensa ao meio dia pelo ministério da Fazenda.
As novas alíquotas estão publicadas no "Diário Oficial da União", mas podem confundir o consumidor, porque incluem os 30 pontos porcentuais a mais de IPI previstos no Inovar Auto, regime automotivo do governo Dilma.

Na prática, os carros de fabricação nacional, no entanto, conseguem desconto e acabam não pagando essa tarifa extra.

O imposto havia sido reduzido a zero para os carros populares em abril do ano passado. Neste ano, foi gradualmente recomposto até os 2%. O cronograma original previa o retorno para a alíquota antiga, de 7% em 2014.

O governo já havia sinalizado que adotaria uma nova recomposição parcial em janeiro. O temor é que uma elevação nos preços, com as novas alíquotas, poderia acentuar a tendência de desaceleração nas vendas.

A Anfavea (associação das montadoras) estima que o aumento de 1 ponto percentual de IPI tem um impacto de 1,1% no preço do automóvel. Um carro de R$ 30.000 ficaria R$ 330 mais caro. 

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