Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quarta-feira, 9 de março de 2016

Pesquisa relaciona violência doméstica a câncer de mama…

1164

Não importa se física ou psicológica, a violência doméstica pode contribuir para o surgimento ou agravamento do câncer de mama. Essa é a conclusão de um estudo inédito feito pela oncologista Cristiana Tavares, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife.

Os dados estão na dissertação de mestrado em Perícias Forenses, defendido no ano passado na Universidade de Pernambuco (UPE). Das 200 mulheres entrevistadas, 84 descobriram a doença após ter sido agredidas pelos maridos ou namorados. Isso representa 42% dos casos analisados.

Para a médica, uma das explicações é o estresse crônico que elas sofrem e que afeta o sistema imunológico. “Alguns estudos mostram que, quando você passa por um trauma mais profundo, uma depressão, por exemplo, esses estresses podem diminuir as defesas do organismo. Assim, o corpo não se defende das células cancerígenas como deveria”, revela.

A pesquisadora lembra que as mulheres submetidas à violência doméstica têm uma autoestima baixa e, por isso, não procuram se cuidar. “Na maioria das vezes, a equipe que presta assistência a elas não está preparada para tratar dos traumas da violência. Assim, são mulheres duplamente vitimadas. Isso que é importante: abrir o debate dentro da ciência para identificar melhor essa mulher na prática clínica. Não adianta a gente dar a melhor quimioterapia e a mulher sofrer violência em casa, porque ela vai estar estressada, não vai ter condições de lutar pela vida”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário