Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Missão vai a Pernambuco verificar denúncias de violações de direitos humanos…

1-93

Uma comitiva formada por representantes de órgãos federais e liderada pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) começa hoje (24) visita emergencial a Pernambuco para verificar denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no sistema socioeducativo do estado. Até amanhã (25), o grupo percorrerá unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e fará reuniões com entidades públicas estaduais.

A missão foi definida a partir de denúncia feita ao órgão pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), uma organização da sociedade civil que atua na área, apoiada pela Promotoria de Justiça da Cidadania de Caruaru, município onde ocorreu, no último dia 30 de outubro, rebelião que resultou na morte de sete adolescentes.

A rebelião, junto com um quadro de superlotação de unidades de internação, levou à demissão do presidente da Funase. De acordo com a denúncia apresentada pelo Gajop, visita feita no dia 7 de outubro ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) já demonstrava um ambiente tenso, prestes a desencadear uma rebelião.

Nessa e em outras visitas a unidades de internação, a coordenadora executiva da entidade, Edna Jatobá, afirmou que o Gajop encontrou uma série de problemas que contribuem para os episódios violentos registrados nos locais. “Ausência de atividade educativa, adolescentes muito feridos, muitos deles sem atendimento médico. Superlotação, sinais de tortura, agressões verbais constantes”, enumera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário