Anuncie Aqui ...

Encontre Aqui A Postagem Desejada:

Curta Nossa Página No Facebook e Fique Sempre Bem Informado !

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Candidatos a prefeito de Caruaru poderão gastar até R$ 2 milhões

Candidatos a prefeito de Caruaru poderão gastar até R$ 2 milhões

As eleições municipais de 2016 serão caracterizadas por uma série de restrições às campanhas dos candidatos a vereador e prefeito em todo o País. Além da proibição do financiamento empresarial de campanha, que é alvo de controvérsias, os candidatos vão se deparar com um teto de gastos, resultante da reforma eleitoral realizada no ano passado.

Pela nova lei, os candidatos que desejam disputar a eleição majoritária em municípios que não tiveram 2º turno em 2012, como foi o caso de cidades como Recife, Olinda, Petrolina e Caruaru, terão que gastar no primeiro turno até 70% do valor declarado pela campanha mais cara ao Executivo municipal em 2012.

Em cidades que tiveram 2º turno, o valor da campanha é, no máximo, 50% do custo da campanha mais cara em 2012. Nos casos de segundo turno, será possível gastar até 30% do montante utilizado pelo candidato a prefeito no primeiro turno. Já nas campanhas de vereador, o teto é de 70% da campanha mais custosa em 2012.

Na visão do especialista em marketing político, José Nivaldo, o estabelecimento de um limite de gastos pode não ter um impacto substancial na campanha deste ano. Para o publicitário, já se esperava uma arrecadação menor, por conta da crise econômica e da proibição do financiamento empresarial, de modo que seriam poucos os candidatos que terão condições de atingir o teto das campanhas.

Apesar disso, ele acredita que as restrições orçamentárias das campanhas, de um modo geral, obrigarão os políticos a repensar suas estratégias. “Faço campanha desde 1978 e raramente fiz duas campanhas com as mesmas regras eleitorais. Em princípio, como cidadão, sou contra qualquer tipo de limitação, mas não importa.

Com informações e arte da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário