PESQUISA REVELA:
Um em cada cinco professores brasileiros do ensino fundamental não fez curso superior
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, todos os docentes de ensino fundamental e médio deveriam ter diploma de ensino superior em pedagogia ou uma licenciatura para estar em sala de aula. Porém, analisando pesquisas realizadas pelo Censo Escolar e compiladas pela ONG Todos pela Educação, foi possível averiguar um resultado preocupante.
Em 2013, 21,5% dos professores brasileiros que davam aulas nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º) não fizeram ensino superior. Outro dado que impressionou foi que 35,4% dos profissionais não fizeram licenciatura, então não estariam habilitados para dar aula. Já no ensino médio foi de 22,1% o número de professores do País não fizeram licenciatura; a maioria é formado em outros cursos superiores.
Portanto, o Brasil ainda tem dificuldade de encontrar professores com formação adequada, e isso deve-se à falta de profissionais nos locais em que são necessários, a falta de incentivo para a profissão e dificuldades dos professores nas salas de aulas se especializarem.
Apesar da criação de programas de incentivo à formação dos professores, como cursos de licenciatura a distância da UAB (Universidade Aberta do Brasil) ou bolsas de curso superior específicas para quem quer se tornar professor, especialistas consideram que ainda falta uma política coordenada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário